RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Brasil e Alemanha: um encontro de companheiros

Pacelli Luckwü · 3 de Fevereiro de 2023 às 15:31 ·

Uma análise sobre o significado político da visita do chanceler alemão a Lula — e o que isso mostra sobre os rumos da política externa do PT

A visita de Olaf Scholz a Lula parece ter sido a melhor carta da OTAN para aproximar a América do Sul da aliança e fazer com que o Brasil reprovasse a invasão de Putin. Houve também um esforço alemão para enquadrar o Brasil nas pretensões climáticas europeias.

O Partido Social-Democrata alemão (SPD) de Scholz e o Partido dos Trabalhadores se consideram partidos-irmãos. Uma das maiores demonstrações de camaradagem entre os partidos foi quando Lula ainda estava preso. Martin Schulz, antigo candidato a chanceler pelo SPD, visitou o ex-presidiário em Curitiba.

No final de 2021, quando Lula visitou a Alemanha num tour pela Europa para reabilitá-lo no cenário internacional, como um prenúncio de que seria o novo presidente da maior economia da América do Sul, fez questão de encontrar políticos do SPD.

Mas por que esses partidos se consideram irmãos? Qual o histórico do SPD e por que, apesar da proximidade, Scholz saiu de mãos vazias mesmo com 1 bilhão de reais dados “de presente”?

Continue lendo
Já tem uma conta? Faça login


ARTIGOS RELACIONADOS