MULHER BSM

Elon Musk faz post sobre efeitos nocivos dos métodos hormonais para controle de natalidade

Ana Flavia Barreto · 20 de Abril de 2024 às 09:37 ·

Pensou que o megaempresário sul-africano se limita a defender a liberdade de expressão no Twitter? Pensou errado. Ele também está preocupado com questões como as consequências do uso de anticoncepcionais para a saúde e a vida das mulheres

Elon Musk, CEO pioneiro da Tesla e Space X, opinou, com uma publicação em seu perfil, no Twitter/X, sobre o uso de métodos hormonais para contracepção e seus efeitos colaterais. Ele destacou o consenso científico quanto aos potenciais riscos ligados às pílulas anticoncepcionais e abriu espaço para relatos e discussões em torno desse tema.

Em um post que alcançou mais de 43 milhões de impressões, até o momento, Musk é enfático: “O controle hormonal da natalidade engorda, dobra o risco de depressão e triplica o risco de suicídio. Este é o claro consenso científico, mas muito poucas pessoas parecem saber disso.”

https://twitter.com/elonmusk/status/1758569518442701250

 

No comentários, logo abaixo do post, ele anexou dois links: um artigo da Revista Time com um estudo do American Journal of Psychiatry intitulado “O controle hormonal da natalidade está associado a um maior risco de suicídio, afirma estudo” (tradução nossa) em que a principal autora do estudo, Charlotte Wessel Skovlund, da Universidade de Copenhagen, Dinamarca, afirma ter se surpreendido com o elevado risco de depressão em comparação com os resultados do estudo publicado no ano anterior; e uma publicação na National Library of Medicine, "Hormonal contraception and suicide: a new dimension of risk" (Contracepção hormonal e suicídio: uma nova dimensão do risco), com um compilado de artigos e estudos abordando os gravíssimos riscos e efeitos colaterais psíquicos no uso desse método de contracepção;.

O post recebeu centenas de relatos pessoais de mulheres que compartilharam os efeitos adversos que sofreram com pílula anticoncepcional. Entre as vozes amplificadas pela postagem está Abby Johnson, ex-diretora da clínica Planned Parenthood que se tornou defensora pró-vida e compartilhou seu testemunho sobre um pseudotumor cerebral causado por anticoncepcional hormonal.

https://twitter.com/AbbyJohnson/status/1758898799387566484

 

Foram tantos os relatos na área de comentários a partir da postagem, sugerindo a forma generalizada com que os anticoncepcionais hormonais são prescritos, que realmente nos alerta e posiciona para uma discussão séria sobre tantos riscos no uso desse método. Não é "água com açúcar", ou seja, não se deveria ter a expectativa do uso de um hormônio artificial que suprime a produção natural da mulher, pensando que isso afetaria somente a sua fertilidade. Esses hormônios vão circular além de trompas, ovários e útero, vai passar por todo o corpo da mulher e, portanto, vai provocar reações também comportamentais.

 

https://twitter.com/TheSarcasticist/status/1758570572856840278

 

Quantas vidas e tempo são comprometidos pelas desvantagens causadas por método hormonal de contracepção? Por isso a intenção de abordar e trazer informações mais cautelosas sobre esses usos, lançando bases para essa conversa tão necessária.

Agora, aqui no BSM, teremos mais matérias voltadas ao universo da mulher, sua saúde, beleza, estilo, relacionamentos, bem-estar, cultura e outras notícias.

Ana Flávia Barreto é arquiteta, consultora de estilo e produtora do BSM.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS