INTERNACIONAL

Gayer apresenta denúncia contra Lula no Tribunal de Haia por genocídio de yanomamis

Luís Batistela · 4 de Março de 2024 às 10:46 ·

“Se o Tribunal já estava investigando Bolsonaro, então eles não vão ter outra saída a não ser fazer a mesma coisa com Lula. Ou eles terão que inocentar Bolsonaro imediatamente”, alegou Gayer nas redes sociais .

O deputado federal Gustavo Gayer apresentou nesta sexta-feira (1º) uma denúncia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia. Segundo o parlamentar, o petista, além de não cumprir com sua promessa de campanha em estancar a mortalidade de yanomamis, ainda colaborou para que o “índice de mortalidade aumentasse”.

Foram registradas 363 mortes na Terra Yanomami apenas no primeiro ano do governo Lula, representando uma alta de 5,8% em comparação com 2022, onde foram constatados 343 óbitos. “Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o Palácio do Planalto em 2023 e fez grande divulgação sobre sua proposta de estancar a mortalidade de yanomamis, porém não colocou em prática e, o pior, fez com que o índice de mortalidade aumentasse”, diz trecho do documento enviado por Gayer.

O material, inclusive, apresenta informações sobre o desmatamento e o garimpo ilegal nos estados do Amazonas e Roraima, regiões que abrigam terras yanomamis. “Diante da grave omissão do atual Governo brasileiro, os indígenas foram expostos ao contato com garimpeiros e madeireiros que atuam ilegalmente na região. Há também casos clínicos de desnutrição e doenças”.

Apesar do aumento da mortalidade dos indígenas na administração Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro também fora denunciado ao TPI. A Comissão Arns e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) acusam Bolsonaro por crimes de genocídio durante a Covid-19 em função de suas articulações na preservação dos indígenas.

“Se o Tribunal já estava investigando Bolsonaro, então eles não vão ter outra saída a não ser fazer a mesma coisa com Lula. Ou eles terão que inocentar Bolsonaro imediatamente”, alegou Gayer nas redes sociais .

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS