BRASIL

MST invade sede do Incra em protesto contra nova superintendência do órgão

Luís Batistela · 30 de Abril de 2024 às 10:25 ·

Nascimento, além de ter sido indicado por Lira, também foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiu nesta segunda-feira (29) a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Maceió, Alagoas. O protesto ocorreu em resposta a nomeação de Junior Rodrigues do Nascimento para a superintendência do órgão, que substituirá o exonerado César Lira, ambos indicados pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. De acordo com o grupo, a nomeação de Nascimento ao Incra “representa a continuidade da gestão com traços do bolsonarismo, herdado pela condução de César Lira desde o governo Temer”.

A nomeação mobilizou diversas entidades ligadas ao MST, como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Movimento Social de Luta (MSL), o Movimento Popular de Luta (MPL), o Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) e a Frente Nacional de Luta (FNL). “De acordo com as organizações mobilizadas, o consenso firmado com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), garantia a nomeação do servidor de carreira do Instituto, José Ubiratan, mas que foram surpreendidos com a nova indicação de Lira para a condução do órgão mais uma vez”, informa o site oficial do MST.

Nascimento, além de ter sido indicado por Lira, também foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada. No entanto, a não nomeação de Ubiratan gerou insatisfação no movimento, que mobilizou cerca de 400 invasores para o Incra.  “Com faixas, palavras de ordem, bandeiras e ferramentas, os movimentos destacam que não vão aceitar a nova indicação para o cargo e sinalizam uma ampla agenda de luta que paute a nomeação de um superintendente que esteja alinhado aos desafios e expectativas da pauta agrária no estado”, destacam.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS