BRASIL

Rio Grande do Sul declara estado de calamidade pública devido às enchentes

Redação BSM · 2 de Maio de 2024 às 08:49 ·

De acordo com o decreto, o Rio Grande do Sul tem enfrentado condições adversas, incluindo chuvas torrenciais, inundações, granizo, alagamentos e vendavais de considerável magnitude

O governo do Rio Grande do Sul anunciou oficialmente, na quarta-feira (1º), a declaração de estado de calamidade pública em decorrência dos "eventos climáticos de chuvas intensas". 

Esta medida foi comunicada por meio de uma edição especial do Diário Oficial do Estado.

De acordo com o decreto, o Rio Grande do Sul tem enfrentado condições adversas, incluindo chuvas torrenciais, inundações, granizo, alagamentos e vendavais de considerável magnitude, todos classificados como desastres de Nível III - caracterizados por causarem danos e prejuízos significativos.

Com a entrada em vigor do estado de calamidade pública, os órgãos e entidades governamentais estaduais estarão mobilizados para prestar assistência à população nas áreas afetadas. Além disso, o decreto destaca a possibilidade de os municípios afetados solicitarem ajuda semelhante, sujeita a avaliação e homologação pelo governo estadual.

Segundo informações do governo do Rio Grande do Sul, o estado de calamidade pública terá uma validade de 180 dias.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS