LIBERDADE SOB ATAQUE

Barroso diz que há “articulação global da extrema-direita” nas redes sociais

Paulo Briguet · 22 de Abril de 2024 às 15:53 ·

Em discurso na OAB, o presidente do STF reproduz, em outros termos, a tese de seu colega de Corte, o ministro Alexandre de Moraes


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que existe “uma articulação global de extrema-direita” nas redes sociais. Barroso cometeu a fala durante uma palestra promovida pelo Conselho Federal da OAB, no Rio.

Para Barroso, “esse é um momento muito delicado para a democracia”. A defesa da liberdade de expressão, segundo ele, é importante, mas os extremistas de direita “se escondem atrás do biombo da liberdade” para promover “ódio, desinformação, teorias conspiratórias e destruir reputações”.

Na verdade, Barroso praticamente repetiu, com outras palavras, as frases com que seu colega de Corte Alexandre de Moraes costuma pontuar suas ordens sigilosas para as redes sociais:

“Liberdade de expressão não é Liberdade de agressão!

Liberdade de expressão não é Liberdade de destruição da democracia, das instituições e da dignidade e honra alheias!

Liberdade de expressão não e Liberdade de propagação de discursos mentirosos, agressivos, de ódio preconceituosos!”


Agora confira a fala de Barroso:

“O populismo extremista pode ser de extrema-esquerda ou de extrema-direita, embora a característica atual seja a da extrema-direita.

E o que está se vendo hoje na imprensa é uma articulação global extremista de extrema-direita que se utiliza das plataformas digitais para espalhar ódio, desinformação, teorias conspiratórias e destruir reputações.

Esse é um momento muito delicado para a democracia, porque todos nós precisamos defender a liberdade de expressão, que é um dos valores mais importantes da democracia.

Porém, o que tem acontecido em muitas situações, é que por trás do biombo da liberdade de expressão, se esconde um modelo de negócio que vive do engajamento.

E, triste como seja para a condição humana, O ódio, a mentira, a desinformação, a agressividade trazem muito mais engajamento do que a fala razoável, do que a fala racional, do que a fala moderada.

E, portanto, há um incentivo perverso para a difusão do ódio, da mentira, da agressividade, da desinformação e das teorias conspiratórias”.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS