INTERNACIONAL

Imprensa é impedida de entrar em fórum jurídico brasileiro em Londres

Luís Batistela · 25 de Abril de 2024 às 12:24 ·

Indagado se falaria com a Folha de S. Paulo, o ministro Alexandre de Moraes respondeu: "nem a pau". 

Jornalistas foram impedidos de entrar no Fórum Jurídico Brasil de Ideias, realizado em Londres, na Inglaterra, nesta quinta-feira (25). De acordo com a organização, o Grupo Voto, o impedimento se deu porque “o fórum é um evento privado”. A convenção contará com painéis de três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, além de ministros do governo Lula. O evento está sendo realizado no luxuoso hotel The Peninsula.

Os jornalistas da Folha de S. Paulo, TV Globo e Record foram impedidos de entrar no “1º Fórum Jurídico – Brasil de Ideias”, organizado pela empresária e cientista política Karim Miskulin, responsável também por promover um almoço com o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 135 empresários nas vésperas das eleições de 2022.  A imprensa, inclusive, não poderá permanecer no mesmo andar onde o evento está sendo realizado. Questionado pela Folha, Gilmar Mendes alegou não ter sido notificado sobre o impedimento:

"Isso não nos foi informado. Eu não sabia, vou me informar”, disse.

A Folha também indagou Alexandre de Moraes, questionando se o magistrado conversaria com o veículo no final do evento. O ministro respondeu com ironia: “nem a pau”. A organização afirma que o fórum tem caráter privado por se tratar de uma “missão internacional, perpetuando o espaço democrático e promovendo um diálogo construtivo em prol do avanço do Brasil”. O evento contará com 24 palestrantes, dentre os quais 21 exercem atividades públicas, e perdurará até sexta-feira (26).

Além das autoridades citadas, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o advogado-geral da União, Jorge Messias, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os    membros do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) também estarão presentes.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS